Fé é força na mente

Fé é força na mente

domingo, 17 de janeiro de 2016

Não busque o prazer na comida

     Na virada do ano, é comum adquirir mais uns quilinhos pelos exageros cometidos na alimentação durantes as festas. Não é raro pensar que no próximo ano  aquele regime sempre postergado vai acontecer, e o peso ideal será alcançado. O ano começa e a procura pela melhor dieta também.  Não demora muito e se descobre que para emagrecer não existe fórmula mágica, mas se faz necessário reduzir carboidratos e fazer exercícios. De alguma forma o médico vai exigir disciplina, e alguns alimentos terão que ser restringidos ou mesmo cortados.
      No Brasil,  a obesidade é uma realidade que também atinge os crentes. Muitos cristãos combatem o pecado, sem mencionar a gula, mas a obesidade é uma questão de saúde pública e precisa ser tratada.
          Sendo o corpo o templo do Espírito Santo, necessário se faz cuidar da casa de Deus. Muito do que se come pode fazer mal, ainda que seja delicioso. Na maior parte o que engorda é gostoso.
         Deus não proíbe comer o que é bom, mas a gula é condenada. Comer ou "beliscar" o dia inteiro doces e salgados que aumentam o colesterol, a glicose e etc, não é atitude condizente com a doutrina cristã.
      Atualmente, este tem sido o meu maior desafio: abrir mão dos doces e das coisas gostosas que me fazem mal. Dizer não aos refrigerantes, reduzir a carne vermelha, etc.
      Nesta postagem, não estou tratando de questões que me afetam apenas, mas estou falando de mim diretamente. Não emagreço porque gosto de comer e não gosto de me exercitar.
       Nesta minha fraqueza, pedi a Deus que me ajudasse a reduzir os excessos da minha alimentação, pois descobri que fiquei viciada em doces. Sei que Deus quer me ajudar, mas Ele sabiamente me respondeu: NÃO BUSQUE PRAZER NA COMIDA!
       Sei que esta mensagem veio mesmo de Deus por ser tão direta, objetiva e clara. Era tudo que eu precisava ouvir!   Eu ao invés de simplesmente comer e apreciar o sabor dos alimentos, estava buscando prazer em tudo o que comia.
        Então resolvi seguir um regime disciplinar:
1- Orar antes de comer, mas ao invés de orar rapidinho, fazer isso com calma.
2- Olhar os alimentos que contém no prato e avaliar o que foi colocado: quantidade e qualidade de cada coisa.
3-  Dar preferência aos alimentos crus, depois aos cozidos e assados. Evitar sempre os fritos, de preferência eliminar.
4- Não beber enquanto come.
5- Comer devagar não como quem anseia ficar satisfeito, mas como SE quisesse descobrir os elementos do tempero. Quer dizer, apreciar o alimento.
6- Nada de sobremesa.
7- Programar a hora de comer, anotando o que será ingerido.
8- Fazer as principais refeições e ingerir uma fruta ou iogurte ou um probiótico nos intervalos.
9- Beber bastante líquido: água, sucos e chás ao longo do dia.
10- Seguir o programa rigorosamente, orando sempre que sentir vontade de escapar da dieta.
11- Acordar pela manhã, orar sentada, fazer exercícios em pé.
12- Buscar prazer nas coisas que gosta de fazer: ouvir música, ler, dançar, ir ao cinema, cantar, tocar um instrumento, passear, conversar, adorar a Deus etc.
13- NUNCA BUSCAR   O PRAZER NA COMIDA.
14- Assumir com Deus o compromisso de cuidar do templo, da maneira como ele merece ser cuidado.


A bem dizer, o problema não é o prazer que pode ser encontrado na comida, mas a sensação de saciedade que logo, logo, parte. Importa compreender que essas coisas que engordam podem até saciar a fome, mas não vão satisfazer a vontade de ter prazer. O desejo de comer voltará na busca pela recompensa da sensação de prazer. Daí a prisão num ciclo que nunca se rompe. Quanto maior a sensação de prazer, maior a busca de satisfação nos alimentos.
É possível comer, se sentir empanzinado, sem ficar satisfeito. É o caso de pessoas que chegam a dizer que se tivessem mais espaço no corpo continuariam comendo.
 O recado de Deus é claro, não é na comida que o prazer deve ser buscado. O alimento é para o corpo e vai agir sobre ele. Deus é quem deve agir sobre a alma.
Nos versículos bíblicos seguintes, observamos que Deus é o verdadeiro alimento do espírito.
 Além disso, a comida que alimenta o corpo não é tão importante, devendo até ser repartida.

Mateus 25:35 está escrito:
Pois tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e vós me acolhestes. 
Lucas 3:11
Diante do que João as exortava: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem possui o que comer, da mesma maneira reparta”. 
Ezequiel 18:7 
O homem justo não oprime a ninguém, antes, devolve corretamente o que aceitou como garantia num acordo de empréstimo. Não comete furtos nem roubos, antes divide a sua própria comida com os famintos e veste o que não tem roupas.
Mateus 4:4
“Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. 

O verdadeiro alimento é a palavra de Deus. Cristo é o pão da vida. Nele ficamos satisfeitos. Ele liberta de tudo.
Já me libertei do vício de roer as unhas e de fumar. Isso há muito tempo.
Agora descobri que arrumei esse vício de comer doces e outras baboseiras.
Vou me libertar também com a ajuda de Deus.
Eu mesma seguirei os passos para o cuidado do templo e farei a vontade de Deus.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário