Fé é força na mente

Fé é força na mente

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Deus repreende a quem ama

Diz a Bìblia que corrupto é o coração. Coração na Palavra significa mente. Quem faz escolhas segundo a mentalidade do mundo, distante da vontade de Deus, acaba sendo enganado. Em provérbios 27:6 está escrito que "leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos." Muitos não ouvem a repreensão e até desdenham da justiça de Deus. Preferem seguir seus próprios caminhos. Ainda em Provérbios há uma advertência ao homen insensato, que acredita bastar-se a si mesmo.

Tens visto o homem que é sábio a seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo do que dele.

O homem que se julga auto-suficiente, cujo caráter não prescinde de Deus, que aposta na sua própria inteligência para fazer as escolhas na vida, não sendo justo aos outros, nem as mulheres a quem mantém intimidade, não escapa da mulher enganosa. Consta na Bíblia em provérbios 7: 26:

E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são laços e redes, e cujas mãos são grilhões; quem agradar a Deus escapará dela; mas o pecador virá a ser preso por ela.
Ao tolo, quanto mais permamencer na mentira, maior será seu próprio engano. Afinal, a mentira não larga quem não larga a mentira. Se com as próprias mãos o enganador conseguir abafar um primeiro escândalo, não conseguirá com o corpo inteiro esconder o segundo. Preste atenção:
Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. (Provérbios 27:5)Melhor ser justo, principalmente com aqueles que fazem o bem. Mais vale a repreensão do amigo, que a falsidade. Quem vê a coisa errada e bate palmas, não merece atenção. Adquire logo juízo para não continuar em ciladas. Tenha pressa na verdade. Será aliviada sua consciência e haverá gosto na justiça. Diz em Provérbios 17:10
Quem tem juízo aprende mais com uma repreensão do que o tolo, com cem chicotadas.É melhor aceitar a repreensão do Senhor. O infortúnio acompanha aos que insistem em não modificar seus maus procedimentos. Diz o Senhor:
Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão; (Provérbios 3:11)
O que atende à instrução está na vereda da vida; mas o que rejeita a repreensão anda errado. (Provérbios 10:17)
O que ama a correção ama o conhecimento; mas o que aborrece a repreensão é insensato. (Provérbios 12:1)
Pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção; mas o que guarda a repreensão será honrado. (Provérbios 13:18)
A Palavra de Deus contem várias recomendações para correção do homem perdido em seus próprios caminhos, que vive dando "cabeçadas" na vida. É melhor conhecer a Palavra de Deus. Na conversão se encontra o caminho da Verdade e com ela vem a libertação. Aquele que tem o coração endurecido, viverá como o insensato e sofrerá por isso. Melhor então é se inclinar no caminho da justiça, seguir as veredas do Senhor. Ouvir a voz de Deus e se corrigir dos maus caminhos, pois Deus é soberano, ele vela para que a sua Palavra se cumpra. Não adianta tentar disfarçar os erros, esconder os pecados, fingir, pois é Deus quem mostra o que as pessoas realmente são.

O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR Deus quem mostra o que as pessoas realmente são. (provérbios 17:3)

Portanto, antes que as chibatas cheguem a 100, tome uma iniciativa inteligente e corajosa: converta-se, porque é Deus quem está falando com você hoje.

Convertei-vos pela minha repreensão; eis que derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. (Provérbios 1:23)








Nenhum comentário:

Postar um comentário