Fé é força na mente

Fé é força na mente

sábado, 27 de março de 2010

O Salário do Pecado é a Morte

Muitas pessoas pensam que fazem progressos em todas as suas maldades, mas Deus é juiz e nos avalia dia após dia. A medida que o homem foi reconhecendo a própria consciência como guia de si mesmo, também foi perdendo a noção de pecado. Deus, no entanto, não mudou e conhece todos os nossos atos. Em Romanos 6, Ele nos aconselha:

"12Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
13Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça
19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação."

Em Deus não há desgosto. Sua palavra é vida e liberta de todo pecado. Deus nos mostra o caminho do bem porque o fim do pecado é a morte. Deus dá o limite a quem não vê limites para as suas maldades na vida.

Tanto a vida do pai quanto a vida do filho são minhas. A pessoa que pecar é que morrerá. (Ezequiel 18:4)
O homem mal morre pela sua iniquidade (Ezequiel:18-18)

Até mesmo o homem que se considera justo, tendo pecado deve se arrepender e se voltar para o seu Deus. Melhor aquele que se desvia dos maus caminhos e consulta o coração de Deus, do que os que pensam em agir por si mesmos. Diz a palavra de Deus:

"Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá. Pois a vida de todas as pessoas pertence a mim." (Ezequiel 18:24)

Dizem que a justiça de Deus tarda mas não falha. Deus é bom, justo e muito misericordioso. Quando parece demorar é porque está dando inúmeras oportunidades de conversão, para que não haja murmurações entre aqueles que avançam em suas maldades, em suas práticas sujas, podres e de mau cheiro. Devem desistir, porque só trazem danos, vergonha e humilhação. Apesar de tudo que tenham cometido, se buscarem ao Senhor com arrependimento de seus atos, mesmo as almas mais vis encontrarão miserocórdia. Em Ezequiel 18, está escrito:

21 —Se um homem mau parar de pecar, se guardar as minhas leis e se fizer o que é certo e bom, não morrerá; é certo que viverá.
22- Todos os seus pecados serão perdoados, e ele viverá porque fez o que é certo
27-Mas, convertendo-se o ímpio da impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida.
28 Pois que reconsidera, e se converte de todas as suas transgressões que cometeu; certamente viverá, não morrerá.

Deus é longânimo e paciente. Não é desejo Seu que alguém morra, por isso é tardio no irar-se. Está na Palavra:
Por amor do meu nome, retardarei a minha ira e por causa da minha honra me conterei para contigo, para que te não venha a exterminar" (Isaías 48:9).
Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? (Ezequiel 18:13)
Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel? (Ezequiel 18:3)
Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.(Ezequiel 18:32)

Ainda assim, mesmo conhecendo a vontade de Deus, como quem zomba de Sua paciência e bondade, os maus continuam perseverando em suas imundícies, agindo secretamente, maquinando ciladas, espreitando o justo para lhe roubar a paz, a saúde e a prosperidade, espalhando decepção e tristeza em sua família. Certamente Deus pesará sobre eles a sua justiça:

Salmo 7:12-13 diz: "Se o homem não se converter, afiará Deus a sua espada; já armou o arco, tem_no pronto; para ele preparou já instrumentos de morte, preparou suas setas inflamadas."

Segundo a Bíblia, o temor de Deus é o princípio da sabedoria. Quem é prudente que ouça, porque assim diz o Senhor:

"Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço." (Ezequiel 18:30)
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."
(Romanos 6:23)

Um comentário:

  1. Este versículo é sem dúvida a apresentação mais precisa do Evangelho em todas as Escrituras: nos leva a entender nossa natureza pecaminosa, enquanto recebemos a promessa de vida eterna em Cristo. Escrevi um artigo exatamente com esse tema, com o objetivo de ampliar ainda mais sobre esse tema. Quem quiser ler esse artigo está aqui https://conhecendoabiblia.com.br/salario-do-pecado-morte/ um grande abraço a todos e fiquem na Paz do Senhor!

    ResponderExcluir